Até junho deste ano, a Emater-MG irá visitar um total de 141 associações comunitárias de Montes Claros, Norte de Minas, para fazer o recadastramento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Até agora as comunidades rurais de Pedra Preta e de Morro Grande receberam os técnicos da empresa e fizeram a atualização da DAP. Documento é importante para que agricultores familiares sejam beneficiados pelas políticas públicas.
"É muito importante esse recadastramento pois os agricultores têm a oportunidade de atualizar os seus dados, como estado civil e mudança de endereço. Também é o momento que verificamos se ainda continuam dentro dos critérios para ter acesso à DAP", afirma o extensionista da Emater-MG, José Arcanjo Marques.
Ele explica que os agricultores portadores do documento têm direito a diversas políticas públicas, como linhas de crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Garantia-Safra, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O documento tem a validade máxima de até três anos.
"Essas reuniões com a Emater fortalecem o vínculo entre os membros das associações. É também uma forma de esclarecermos nossas dúvidas sobre os benefícios que a DAP oferece.Temos muito projetos para este ano e sabemos da importância de manter o documento atualizado", disse a presidente da Associação de Mulheres de Pedra Preta, Célia Soares Ruas.