top of page

Projeto da Barragem de Congonhas é apresentado em MoC

Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros



O Sindicato Rural de Montes Claros participou na tarde te ontem (17), do lançamento do projeto da concessão para a construção da barragem de Congonhas. O evento foi promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, e teve a presença do vice-governador, Professor Mateus e do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, dentre outras autoridades.


O projeto para execução da barragem de Congonhas já foi licitado três vezes e retirado do orçamento, e é uma cobrança constante das organizações de classe e da sociedade civil da região. "A insegurança hídrica do Norte de Minas tem sido discutida exaustivamente, e apresenta grandes riscos, principalmente para a agricultura e pecuária, atividades fundamentais para Montes Claros e cidades adjacentes, mas também para toda a estrutura urbana", afirma o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Rocha.


A barragem teria a altura de 64,5 metros no leito do Rio Congonhas, afluente do Rio Jequitinhonha, com capacidade para armazenar 574,5 mil metros cúbicos de água, com sua bacia hidrográfica ocupando 3.360 hectares, sendo uma das três barragens estruturantes da revitalização do Rio São Francisco. O custo de construção da barragem de Congonhas é de cerca de R$ 500 milhões e a expectativa é de que o empreendimento seja financiado, em sua maior parte, com recursos da iniciativa privada.


O projeto da Barragem está em processo de desenvolvimento e com estudos de viabilidade sendo realizados, e faz parte da Política de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) do Estado de Minas Gerais e está sendo construído por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A iniciativa beneficiará mais de 500 mil pessoas em Grão Mogol, Cristália, Botumirim, Juramento, Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiúva, Itacambira e Glaucilândia.

 
 
 

Comments


bottom of page