top of page

Sindicato Rural participa de reunião com a PMMG e reforça alerta sobre fragilidades no campo

  • Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura


A vice-presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Hilda Loschi e o Diretor Bruno Rabelo participaram, nesta terça-feira (22), de uma reunião promovida pela Polícia Militar, com o objetivo de mapear os períodos mais críticos e os fatores que aumentam a vulnerabilidade do produtor rural na região aos furtos, roubos e depredações em suas propriedades. O encontro reuniu representantes de entidades do setor para levantar demandas e buscar estratégias conjuntas de prevenção e segurança. O ponto de partida para a construção do plano de ação foi um trabalho de estatística e inteligência de dados apresentado pela divisão de planejamento da PMMG.

Durante a reunião, a dirigente Hilda Loschi apresentou um panorama realista da zona rural do Norte de Minas, destacando os desafios enfrentados pelos produtores. “Estamos numa região de clima semiárido, dependente do uso da irrigação para produzir, com propriedades muitas vezes isoladas e sua produção que não segue um calendário fixo de plantio e colheita, como ocorre em regiões mineiras. Isso dificulta o planejamento de ações preventivas”, explicou.

Ela também chamou atenção para o perfil predominante das propriedades: pequenas, muitas delas sem moradores fixos, o que agrava a insegurança — especialmente em feriados prolongados. A movimentação de prestadores de serviço e a realização de festas em comunidades rurais também foram apontadas como pontos de atenção. “Essas situações acabam expondo o patrimônio dos produtores e facilitam a atuação de quem vem com más intenções”, alertou.

Outro fator citado foi a migração temporária de trabalhadores rurais da região, os chamados safristas, que partem para outras cidades em busca de emprego. “Nem sempre retornam nas mesmas condições de quando sairam, o que pode impactar na segurança local”, destacou.


Para o diretor Bruno Rabelo, que faz parte do Conselho de Segurança Rural da cidade, a construção de soluções é fundamental para superar essas dificuldades. "O Sindicato está presente e compromissado em colaborar com as autoridades e seguir ouvindo os produtores para construir soluções práticas. Precisamos que esse diálogo entre as instituições seja constante, pois é o caminho mais eficiente para enfrentar os problemas do campo", avaliou.

Também participaram da reunião representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - Emater, Sociedade Rural e Abanorte.

 
 
 

Comments


bottom of page